Abordagem a temas e fóruns sobre leituras obrigatórias e facultativas



Facebook e Twitter


É de facto pertinente  e diria quase obrigatório a utilização do Facebook e Twitter.
Além de ser gratuito, consegue-nos trazer minimamente uma publicidade gratuita sobre um nosso produto que queiramos mostrar. Seja ele a nível profissional ou pessoal.
Assim, colocarmos por exemplo o nosso blog numa conta do facebook, ou simplesmente abrirmos uma conta de facebook e colocarmos todas as nossas novidades sobre a nossa biblioteca, é algo que nunca se pensaria à uns anos atrás.Simplesmente fantástico.
Quando falo em obrigatório, falo na capacidade e abordagem que todo o bibliotecário tem que abranger e integrar na sua biblioteca.
Algo intuitivo, que só trás vantagens na nossa biblioteca.
E assim, em poucos dias, podemos ter centenas de visualizações e de partilhas. Conseguimos ensinar e ser ensinados.
Tal como o facebook, o Twitter também expõe facilmente os nossos produtos facilmente para ser visualizados.
Mas na minha opinião, facebook em primeiro lugar.Simples, facil e completo.


Google Docs e Dropbox

Eu sou um apaixonado pelo google Docs(Drive, agora).
Acho fantástico e ultra intuitivo.É evidente que com a evolução, este se torne mais capaz e abrangente pois considero que há muita evolução que lhe podem incutir.
Mas é de facto, pelo menos, para mim é uma ferramenta que utilizo diariamente, quer a nivel pessoal, quer a nível profissional.
Quanto ao DropBox é uma ferramenta, entre outras capaz de guardar e partilhar facilmente ficheiros com grande capacidade.
É algo excelente, e de uma utilidade estonteante.
Muito bom.
Todas estas ferramentas e outras, são de facto de grande utilidade. Umas melhores que outras, outra mais abrangentes que outras.
A complexidade de utilização de uma é que as diferem de outras mais simples e intuitivas. 
Mas de facto é que, ninguém que queira "ser 2.0", não pode JAMAIS colocar de lado qualquer uma destas ferramentas.



Comunicação com e sem imagem(do MIRC até aos dias de hoje)
integrado no forum sobre a comunicação com ou sem imagem


  • Forum Descoberta 9. Sincronia a baixo custo e em todo o lugar. Skype, Teamviewer. Webinars


Comunicar é de facto uma palavra global e escalonada para nos servir em cada momento da nossa vida.
Assim começou pelas mãos, boca e rapidamente passou para um teclado e ecrã.
Penso que neste momento é mais fácil comunjcar via web do que falar:))).
Acho que nos dias de hoje, ninguém....e repito....ninguém pouco/muito conhecedores da tecnologia não dê importância à facilidade de uso de comunicação Online. Skype,Teamviewer,messenger etc etc.
Se bem se lembram de um programinha fantástico chamado MIRC que foi um sucesso UNIVERSAL, que as pessoas começaram a ganhar o gosto pela comunicação online.
Assim com o MIRC já morto, nasceram estes novos utensilios que nos permitem colocar online e em comunicação no instante de um clique.
Por isso a sua pertinência em relação à sua integração numa biblioteca é tão evidente como uma sala de aula ter que ter cadeiras para os alunos se sentarem.
É demasiado fundamental. Este é o presente e o futuro.
Comunicação facil e omnipresente.



Agregadores de Conteúdos

Gostava de partilhar sobre canais Rss ou agregação de conteúdos, uma das suas vantagens é a capacidade imediata de acedermos ao assunto pretendido. Para toda a comunidade escolar seria vantajoso se a sua biblioteca escolar tivesse canais RSS, porque além de ser muito mais aliciante, através do leitor de feeds, estes saberiam das novas actualizações e poderiam organizar os blogs por temas/interesses.
As suas desvantagens, por exemplo, são que muitos dos leitores RSS não apresentam as imagens dos textos o que significa grande perda de assunto, pois muitas vezes uma imagem pode transmitir melhor a mensagem.Mas poder-se-à resolver esse problemas com um leitor online.
Concluo que a utilização de redes RSS promovem a partilha e construção ativa de conhecimento, facto importante e imprescindível na educação”.


Desenvolvimento de redes sociais

Eu penso que o tempo das bibliotecas isoladas e destacadas das escolas, simplesmente acabou. Hoje é um todo, mas cada uma com o seu modo de operacionalização. Deve a escola estar atualizada tecnologicamente simultaneamente com a biblioteca?
Eu penso que não existe uma obrigatoriedade, mas sim uma complementaridade. Já referi nesta minha reflexão e consequente plano de ação que não existe ninguém que coloque em dúvida as vantagens de estarmos no mundo 2.0. A sua simplicidade e competência. .Aquilo que nos pode ajudar.
Concluindo assim que as escolas, câmaras etc devem estar no mesmo plano, na mesma estrada de tecnologia e consequentemente as bibliotecas inseridas.
Assim as redes sociais são demasiada úteis para a BE e sua conjugação com o meio exterior (escola, leitores, alunos, etc,.)
Acho muito pertinente, mesmo dentro do 1º ciclo, haver formação de TIC para os alunos e professores. Saber criar um mail, trabalhar em Word, em Powerpoint, utilizar uma Webcam para comunicar com colegas, professor etc. Isto é uma regra básica obrigatória, para posteriormente, aumentarmos a complexidade de ferramentas que iremos precisar no futuro. Existe atualmente uma grande quantidade de ferramentas que podem ser utilizadas para apoio da educação, em especial das bibliotecas. Todas as ferramentas têm inúmeras virtudes, uma vez que todas elas são importantes e ímpares.
O aprender em redes sociais, pode ampliar bastante as possibilidades de trocas e interacções entre alunos e professores, entre professores e professores e/ou professores/encarregados de educação. Desta forma os utilizadores convivem com diferentes recursos, ampliando a forma de aprendizagem e também os próprios contextos em que estas aprendizagens ocorrem.
A utilização de Software Social, nas Bibliotecas, pode ter como objectivo a troca de conhecimentos entre os utilizadores e armazenamento de conhecimentos gerados pela rede. As ferramentas que podem ser bastante apropriadas para este fim são os Blogues, Facebook, , Hi5 e Wikis. Estas redes sociais usadas coletivamente entre as bibliotecas podem ser, e são caracterizadas como uma ferramenta de produção e sistematização do conhecimento produzido, chegando a todos os utilizadores de uma forma rápida, atual e segura e fantástica. Assim, as bibliotecas continuam a ser um espaço de aprendizagem, produção de cultura, mas acompanhando a nova era tecnológica indo de encontro aos interesses de toda a comunidade escolar, bibliotecária e social.




Sites e Blogs

A criação de blogs e sites fazem destes, ferramentas essenciais para colocarmos o nosso “copyright” sobre temas variados. Quando falo em Copyright, não falo em conteúdos mas sim no espaço onde eles se inserem. Sejam eles da nossa autoria ou de outros.
É de facto interessante ter um blog para partilha de informações e opiniões. É interessante saber a importância que o nosso site/blog está a ter nas pessoas que o visitam. Tudo isso dá trabalho e dedicação, mas é e pode ser continuamente recompensado.
Assim, com a agregação de conteúdos inseridos no site ou blog, coloca-nos rapidez, eficiência e comodidade.
Em síntese, a subscrição dos canais de informação no contexo da web 2.0 obriga a um reduzido esforço do utilizador, devido à sua forma simples, eficiente e flexível”.

Atividade - Livro da semana

A minha Biblioteca